A peça é sinônima de conforto e elegância, pode ser de diversos tecidos, planos ou malha, algumas são mais retas, outras, mais evasê, o ideal é encontrar o modelo e as composições que mais favorecem seu biótipo!
Mulheres baixas e com quadril largo têm medo de arriscar a peça. O ideal é harmonizar o look para não ter a sensação de “achatamento”, é necessário se preocupar com a altura da cintura e defini-la.
Para quem é muito baixo o ideal é usar com salto alto para alongar, mas quem opta pelo conforto pode deixar o look mais casual com sapatilhas ou rasteiras.
A cor e estampa vai depender do seu estilo pessoal, as mais ousadas escolhem as estampas de animal, étnicas e cores fortes, caso você seja mais básica opte por uma saia lisa.
Quem tem o tronco maior pode usar a saia com a cintura mais alta, quem tem o tronco curto opte em usar a saia levemente abaixo do umbigo.
Na composição do look gosto das opções de t-shirt + blazer, jaquetinhas, coletes, que são peças que ajudam chamar atenção para parte superior do corpo, disfarçando possíveis pneuzinhos laterais.
A blusa ou camisa levemente por dentro da saia ajuda a definir a cintura.
Nozinhos, croppeds, cintinhos, são bem vindos para fazer parceria com a saia longa.
Hoje encontramos infinidade de tecidos e estampas, as saias de tecido plano liso e levemente transparente podem ser usadas em ocasiões mais formais , assim como a saia de paetês, já os modelos em malha são mais casuais, ótimos para o dia a dia.