segunda-feira - 30, setembro, 2013 | por: Bom Retiro Na Moda

Roupa nossa de cada dia

roupa nossa1

Segundo o professor de finanças pessoais Samy Dana*, apenas um máximo de 30% da nossa renda deve ser destinado aos chamados “supérfluos” . Os chamados supérfluos incluem: jantares, cinema, viagens, salão de beleza… e roupas!

E ai, já está fazendo as contas? Tá achando meio impossível?

Pois eu tenho posto isso a prova e comprovei que é possível. A questão também não é deixar de comprar, mas é comprar mais certeiro, com objetivo. Comprar menos e melhor.

Pensa só nisso: para comprar melhor é preciso primeiro conhecer bem o que se tem e apostar na regrinha do 5×1. Um guarda-roupa funcional tem que ter mais partes de cima do que de baixo. A proporção é de 5 partes de cima para cada calça/ saia/ bermuda.

roupa nossa2

Outra coisa é onde comprar quando se tem um orçamento limitado? É super possível vestir-se bem comprando peças de qualquer loja, seja popular ou fast-fashion. Tenho roupas que comprei na José Paulino há anos, que super adoro e vestem super bem, por exemplo. O segredo é ter a regrinha do 5×1 na cabeça e olhar bem o que se está comprando.

Na hora de comprar: prestar atenção no acabamento (costuras tortas, botões muito fraquinhos, falta de forro, etc.), caimento e textura.

roupa nossa3

Os tecidos também fazem muita diferença! É sempre bom olhar a etiqueta, checar de que tecido é feita a peça. Por exemplo, tecidos feitos com fibras artificiais (tipo viscose, acetato, poliéster, acrílico e nylon) amassam menos e secam mais rápido, mas também não absorvem a transpiração e podem dar cheiro, o que não é nada bacana, né? Então, vale prestar bastante atenção em como a peça veste o seu corpo (de frente e de costas!) e não se deixar levar pela empolgação: melhor comprar menos peças um pouco mais caras do que muitas peças mais baratas, mas de menor qualidade.

Bjs e uma ótima semana!

(*) Samy Dana é Ph.D em Business, professor da FGV e escreve no caderno Mercado da Folha de SP

Todas as ilustrações de Angéline Mélin.

 Banner SenhoraSenhorita1
Dea Scannapieco, 41 anos, consultora de estilo pessoal, blogueira nas horas vagas,
curiosa em tempo integral, meio cá, meio lá… uma jovem senhora.

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>