segunda-feira - 3, novembro, 2014 | por: Bom Retiro Na Moda

Oficina Oswald de Andrade apresenta: Programa Oficina Referência

O PROGRAMA: OFICINA REFERÊNCIA OSWALD DE ANDRADE tem por objetivo fazer com que a OCOA continue exercendo seu papel de liderança no panorama da formação cultural de São Paulo e do Brasil, e busque uma maior internacionalização da sua programação, influenciando assim toda a rede, principalmente na capacidade de gerar e promover pensamento crítico. Nesse sentido, a equipe de programação idealizou um conjunto de atividades em torno da performance política que trará ao Brasil dois relevantes nomes da área para apresentação, workshop e debate, além de um respeitado artista e teórico nacional.

PALESTRA: PERFORMANCE E POLÍTICAS DO CORPO
Com: Zvonimir Dobrovic, Bruno Isakovic e Rodrigo Munhoz (AmorExperimental Versão-Beta)

30/10 – quinta-feira – 10h
Público: artistas, performers, estudiosos, ativistas de gênero a partir de 16 anos
Seleção: primeiros inscritos
120 lugares
Para se inscrever clique aqui.

Na palestra, os convidados discutirão, por meio de suas experiências, as relações entre performance, gênero e políticas do corpo e sobre o corpo. Foram convidados a essa experiência os croatas Zvonimir Dobrovic, curador cultural que atua em dois importantes festivais de gênero do mundo, o Queer Zagreb e o Perforacije (Perforations) Festival e o artista performático Bruno Isakovic, que também apresentará na noite do dia 29 de outubro seu mais novo trabalho, Denuded e o artista nacional Rodrigo Munhoz, criador da plataforma de criação em performance AmorExperimental Versão-Beta. A mediação será de Celso Curi, diretor artístico da Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Zvonimir Dobrovic é graduado em jornalismo na Faculdade de Ciência Política, Universidade de Zagreb (Croácia). Fundador do programa e diretor do Queer Zagreb e do Perfracije festivais. Administrou inúmeros programas em gestão cultural e educacional em seu país. Curador convidado do  Queer International Arts Festival (Nova Iorque).

Bruno Isakovic é coreógrafo e performer formado pela Amserdamse Hogeschool Voor De Kunsten. Tem se apresentado em diversos festivais de gênero do mundo, entre eles no Queer International Arts Festival (Nova Iorque) com a obra Denuded.

Rodrigo “Amor Experimental” Munhoz  é performer, vive e trabalha em São Paulo. Agitador das plataformas “Amor Experimental” e “Desvio”. Suas ações atravessam uma série de lugares por onde transita a performance, enquanto um lugar manifesto para uma arte baseada na pessoa, bem como seus respectivos atritos com a hegemonia normativa.
Site: flavors.me/amorexperimental1

► WORKSHOP: “O CORPO POLÍTICO: EXPERIÊNCIAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE DENUDED”
Coordenação: Bruno Isakovic

30/10 – quinta-feira – 14h às 17h
Público: performers e artistas de um modo geral
Inscrições: 20 a 25/10
Seleção: currículo e carta de interesse
20 vagas
Resultado da seleção: clique aqui.

Esse workshop será um compartilhamento sobre a experiência de composição da obra Denuded e abordará questões sobre a criação performática, a dança e como isso se relaciona com questões políticas e de gênero.

► ESPETÁCULO: “DENUDED”
Autor e performer: Bruno Isakovic

Assistente: Pavle heidler
Produzido por: Perforacije Festival
Colaboração: MCUK Scena Travno e suporte de Art Radionica Lazareti
29/10 – quarta-feira – 20h
Classificação: 16 anos
80 lugares (retirar convites com meia hora de antecedência)
Duração: 40 minutos

“Denuded” emerge de uma pesquisa que Bruno Isakovic iniciou enquanto preparava sua performance solo anterior Invoke, que explorava o sobrenatural, os recursos demoníacos e os métodos para sua exteriorização.  Em Denuded, Bruno Iskovic examina ainda mais a fisicalidade de seu assunto, separando a fonte de seu significado, criando um solo ritualístico de transformação. O trabalho foi criado durante um processo que envolvia não somente (de)formações físicas dos movimentos do corpo, mas também a invocação e a introspecção psicológica para criar um gestual que é cuidadosamente carregado do começo ao fim da performance.

OFICINA OSWALD DE ANDRADE
R. Três Rios, 363 – Bom Retiro, SP, Brasil
Telefone: 11 3221-5558
Horário: 09:00–22:00

Mais informações: Oficinas Culturais 

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>