segunda-feira - 16, setembro, 2013 | por: Bom Retiro Na Moda

O calor das cores

cores 1

Fim de semana de calor em São Paulo. Teoricamente ainda estamos no inverno, mas fez um calor padrão Verão.

Ah, que delícia o calorzinho. Sai de casa ontem toda lampeira, toda trabalhada no meu look azul e verde, rumo à feirinha da República, mas qual não foi o meu desapontamento ao ver a mulherada combinando cor com preto! Nãooooooooooooo.

Na saída da feira, subida da Augusta, mais variações do mesmo tema: calça preta+top colorido ou saia colorida+top preto e por assim vai. Tinha até umas moçoilas super estilosas, mas, no calorzão tudo preto? Sério?

cores 2

Eu acredito, ainda mais em dia quente, que delícia mesmo é se inspirar também nas outras cores do arco-íris, trazer a alegria do calor do sol para a nossa roupa também, em forma de cores!

Dos vários elementos que compõem uma roupa, as cores são o mais impactante. A cor é o que se vê primeiro, independente do material, da textura, do corte da roupa. Vem na frente até mesmo dos acessórios. As cores são responsáveis também por mensagens de estilo. A forma como a gente escolhe usar determinadas coordenações de cores diz muito sobre a nossa personalidade, sabia?

Tem dificuldade em coordenar cores coloridas num mesmo look? Um super auxiliar é o círculo cromático (o nosso amiguinho ai embaixo). Funciona como um arco-íris de possibilidades.

cores 3

É legal pensar não só nas cores que a gente consegue ver no círculo cromático (ideia bacana é imprimir para colar na porta do armário ou comprar um em qualquer loja de material artístico, é super baratinho), mas em todas as tonalidades que “cabem” dentro de cada cor − desde os mais claros aos mais escuros, dos mais vivos aos mais opacos. Como se cada cor rendesse toda uma família de tonalidades.

É possível fazer coordenações monocromáticas (usando tons diferentes de uma mesma cor, por exemplo), coordenar cores complementares (que ficam umas de frente para as outras no círculo, tipo vermelho e azul) e também cores análogas (que ficam dos dois lados de cada “família”, como azul e roxo e verde-azulado). Cores “em tríade” (separadas pela mesma distância no círculo) também funcionam bem juntas, tipo amarelo, azul e vermelho. E com o círculo servindo de direção não tem como errar! E super dá para esquecer o medo de experimentar combinações novas!

Então, que tal experimentar novas combinações coloridas esta semana?

Imagens: fonte revistas in InStyle, Elle e Vogue

Banner SenhoraSenhorita1
Dea Scannapieco, 41 anos, consultora de estilo pessoal,
blogueira nas horas vagas, curiosa em tempo integral, meio cá, meio lá… uma jovem senhora.

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>