segunda-feira - 4, maio, 2015 | por: Bom Retiro Na Moda

Maio na Casa do Povo

PROGRAMAÇÃO

casa do povo1

POVO DA CASA
G>E Open Heart
Conversa com Raquel Uendi e Tomás Toledo
Karla Girotto e G>E promovem toda primeira segunda-feira do mês um encontro aberto ao público com um artista ou curador convidado.
O G>E se define como grupo de estudos e projetos em Moda e Design e tem interesse nos processos criativos, principalmente aqueles que envolvem a experiência compartilhada entre seus integrantes.
04 de maio
SEG. 19h00

Colapso hídrico: água que não vemos
Conversa com Adriano Sampaio (Existe água em SP), Camila Pavanelli de Lorenzi (Boletim da falta d’água em SP) e Luiz Campos Jr. (Rios e Ruas).
Considerando que vivemos em uma metrópole rodeada de rios e nascentes invisíveis, a conversa pretende apontar alternativas ao colapso hídrico que assola o Estado de São Paulo e propor uma reflexão acerca das políticas relacionadas ao uso da água.
07 de maio
QUI.19h

ABERTURA LAB#2 | Descarado
Com Patrícia Árabe
Experimento resultante dos Laboratórios-Intervencões promovidos pelo LOTE. Em cada LAB um artista é convidado para conduzir o projeto de residência, em encontros com participantes selecionados por meio de uma convocatória pública.
16 de maio
SAB. 10h

Pesquisas em História das Exposições
O grupo de estudo organizado pela pesquisadora Mirtes Marins de Oliveira junto com Ana Maria Maia e Sybil Douek realiza encontros quinzenais com o objetivo de debater temas relacionados ao novo campo disciplinar da história das exposições. Os interessados podem solicitar mais informações pelo email: historiasdasexposicoes@gmail.com
SEGUNDAS 11h

Coral Tradição
Maestrina Hugueta Sendacz
Fundado em 1989, o Coral Tradição canta exclusivamente na língua iídiche. Seu repertório é composto de músicas folclóricas e populares criadas tanto na Europa como nos Estados Unidos. Seu objetivo é preservar as canções e outros valores culturais criados em iídiche para transmiti-los às novas gerações. O grupo é formado por dedicados amadores, que se apresentam regularmente em São Paulo e em outras cidades. Interessados devem entrar em contato pelo email info@casadopovo.org.br
SEGUNDAS 20-22h

Seminário Público: Micropolíticas
Com Acácio Augusto, Amilcar Packer e Max Jorge Hinderer.
Os encontros se organizam no formato de um grupo de leitura e debate aberto ao público. O seminário toma a noção de micropolítica como estrutura central para investigações sobre produção de subjetividade e políticas do desejo. Particularmente por meio da leitura e discussão do trabalho da parceria entre a psicanalista e crítica cultural Suely Rolnik e o psicanalista Félix Guatarri, inscrito no livro Micropolíticas: cartografias do desejo, lançado em 1986.
TERÇAS 20h

Grupo de Teatro Tânia Furman
Direção Zelda Bulis Goldenberg.
Utiliza a técnica de jogos teatrais para trabalhar memória, sociabilidade, criatividade e aumento da autoestima. Hoje o grupo é composto quase que exclusivamente por integrantes da Terceira Idade e está pronto para receber participantes acima de 18 anos. O esforço realizado por seus integrantes é, sobretudo, de preservação da memória. Através de historias de vida, recupera a historia e as tradições de um povo.
QUARTAS 15-17h

Semana Mundial do Brincar 2015
Com a Aliança pela Infância, rede internacional que incentiva reflexões e ações acerca da infância. Entre os dias 24 e 30 de maio acontecerão as seguintes ações gratuitas:
Rua do Brincar
A quadra da Rua Três Rios estará aberta para adultos e crianças que queiram ocupar esse espaço com jogos e brincadeiras cantadas ao redor do mundo, oferecidas pela equipe da Kombi de jogos e pela dupla de brincantes Maristela Loureiro e Rogério Andrade.
24 de maio
DOM. 09h-13h

Baleia
E2 Cia de Teatro e Dança
O projeto “Baleia e Outras Secas”, contemplado com o Programa Municipal de Fomento à Dança 16ª edição, é uma pesquisa em dança que parte de temas relacionados à literatura brasileira. O espetáculo “Baleia”, continuação do projeto estreado em abril na Casa do Povo (“A Emparedada da Rua Nova”), é criado a partir do romance “Vidas Secas” de Graciliano Ramos.
27-31 de maio
QUA-SAB.20h
DOM. 19h

Cinema na Casa: exibição do filme Tarja Branca – a revolução que faltava
A partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar. Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas de como a brincadeira pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu “espírito lúdico”. Após a projeção haverá uma roda de conversa com a mediação de Wellington Nogueira, ator e palhaço brasileiro, fundador e coordenador dos Doutores da Alegria.
27 de maio
QUA. 19h

As novas e também tradicionais “Trocinhas do Bom Retiro”
Depoimentos e memórias de moradores sobre as múltiplas infâncias locais vividas por pessoas das diversas comunidades de imigrantes que habitam o bairro do Bom Retiro. Uma conversa com café, mediada por Daisy Perelmutter, aluna do antigo Ginásio Israelita Brasileiro Scholem Aleichem, pesquisadora e especialista em história oral.
29 de maio
SEX. 15h

ATIVIDADES REGULARES
Biodança
Coordenação Kazuca, Daurea e Evelyn Biodança, a dança da vida, trabalha com o conceito de movimentos integrados e plenos de sentidos. A dança, em grupo, integra o ser humano consigo mesmo, seus semelhantes e as forças da natureza.
SEGUNDAS 14-16h

Dança de Salão
Profs. Marcos e Inês
SEGUNDAS 18h30-19h30
QUINTAS 15h30-16h30

fonte: Casa do Povo 
Veja também: Matéria Veja SP

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>