História

NÚMEROS DO BOM RETIRO

  • Número de lojas – 1700 lojistas no bairro, sendo que 1400 são fabricantes.
  • Empregos – Geração de 50 mil empregos diretos e 30 mil indiretos.
  • Peças produzidas: 20 mil peças produzidas/mês por empresa.
  • 55% da moda feminina do Brasil sai do Bom Retiro
  • Circulação – 80 mil pessoas circulam diariamente pelas ruas da região do Bom Retiro; no final de ano – esse numero chega a 120 mil pessoas dia – próximo do natal.
  • Novas peças – São criadas em média seis novas peças diariamente por grife.
  • Compras – 60% das compras são realizadas por revendedoras de moda.
  • Visitantes de outras regiões: Recebe cerca de 30 ônibus por dia com compradores de vindos de todas regiões do país, inclusive do exterior.
  • Restaurantes/ Lanchonetes – + – 52 pontos.
  • Estacionamentos – 30 nas principais ruas, entre elas: José Paulino, Correia de Melo, Prates etc.
  • Ruas setorizadas: confecção, calçados, acessórios, maquinários, aviamentos, alimentação e tecidos.
  • Movimentação – 3,5 bilhões por ano.

HISTÓRIA DO BOM RETIRO

A Região do Bom Retiro, que durante séculos, foi inabitada e passou a sediar chácaras de retiro de fim de semana entre 1828 e 1872, tornou-se de passagem obrigatória de ciclos migratórios intimamente ligados à moda brasileira. A área nasceu e se criou sob a égide dos teares e máquinas de costura. Por volta de 1882, foi construída uma hospedaria para imigrantes no bairro. Curioso saber que o bairro foi a primeira morada de muitos estrangeiros. Parece que, de alguma forma, essa vocação para abrigar gente de países distantes permaneceu.

Na década de 50 a vocação comercial da região se mostrou muito. Multiplicavam-se as pequenas oficinas de roupas finas, as mecânicas e os estabelecimentos comerciais de atacado e varejo. Nessa época surgiram as primeiras galerias e centros comerciais, com centenas de lojas cada uma, principalmente de artigos de vestuário, muitas delas tem nos fundos, suas próprias oficinas de costura ou fábricas de malhas, gravatas e mercadorias semelhantes.A maior parte do comércio, desde o início, ficou concentrada no longo dos seis quarteirões da Rua José Paulino, que até 1916 chamava-se Rua dos Imigrantes. Mas outras vias do bairro descobriram, com o correr do tempo, que a vocação da região como um todo era virar um grande centro de negócios de roupas e tecidos. Algumas ruas, como a dos Aimorés, por exemplo, que atualmente abriga uma confecção ao lado da outra, já viveu de outro ramo, digamos, de comércio. Na Aimorés instalaram fábricas de camisas e pulôveres. Vieram outros, e a rua passou a abrigar de confecção como: blusas, calças, camisas, gravatas e muitas peças femininas – até se transformar em um dos principais endereços para quem quer comprar moda no atacado. Rua Itaboca também mudou. Rebatizada de Professor Cesare Lombroso, é hoje, outro corredor imprescindível para quem pretende desvendar o universo fashion do Bom Retiro.

MODA NO BOM RETIRO

A moda no coração de São Paulo. Já se tornou parada obrigatória para quem atua na industria da moda ou deseja se vestir bem a um custo justo. Aqui são apresentadas as novas coleções das grifes que consagram o bairro a cada ano. Um bairro formador de opinião, com capacidade de atingir multimarcas do país inteiro e realmente democratizar a moda. Contando com aproximadamente mil e seiscentas lojas, grande parte delas com estilistas próprios, a região garante produtos diferenciados, com a pluralidade de estilos que este público busca. A diversidade de produtos têxteis é muito grande, aqui pode ser encontrado: Maquinários (compra e manutenção), aviamentos, tecidos, acessórios a lojistas, confecção: feminina, masculina e infantil, acessórios: bolsas, calçados e bijouterias.

SERVIÇOS

  • Ônibus de outras regiões: Estacionam na Rua Lubavicth
  • Metrô: Próximo de duas estações – Luz (sai em frente a Rua Jose Paulino) e Tiradentes (sai na rua Três Rios, duas ruas paralelas já é a Jose Paulino).
  • Estacionamentos: Em várias ruas é aceito Zona Azul e na região são encontrados aproximadamente 30 estacionamentos privados de fácil acesso.
  • Alimentação: Várias lanchonetes, cafés e uma farta variedades de restaurantes com comidas típicas: Coreano, judeu, italiano, etc…
  • Hotéis: No bairro são encontrados três – Prince Tower, New World e Luz Plaza
  • Bancos:  Todos os bancos  mais concentrados nas ruas da Graça e Julio Conceição.

Vídeo sobre a história do bairro do Bom Retiro/SP, o mais completo que já assistimos.

“O BOM RETIRO É O MUNDO”  vídeo realizado em conjunto com Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura Municipal de São Paulo.

Produção: Bras Filmes

Veja também os links com um pouco da história:
Bom Retiro de antigamente
Estação da Luz
Jardim da Luz
Transportes
Corinthians
Casa do Povo
A antiga Escola de Farmácia – Hoje Oficina Cultural Oswald de Andrade
Instituto Dom Bosco

Compartilhe!