sexta-feira - 10, outubro, 2014 | por: Bom Retiro Na Moda

Um Pouco da História do Bom Retiro

parabenbomretiro
A Região do Bom Retiro, que durante séculos, foi inabitada e passou a sediar chácaras de retiro de fim de semana entre 1828 e 1872, tornou-se de passagem obrigatória de ciclos migratórios intimamente ligados à moda brasileira. A área nasceu e se criou sob a égide dos teares e máquinas de costura. Por volta de 1882, foi construída uma hospedaria para imigrantes no bairro. Curioso saber que o bairro foi a primeira morada de muitos estrangeiros. Parece que, de alguma forma, essa vocação para abrigar gente de países distantes permaneceu.
Na década de 50 a vocação comercial da região se mostrou muito. Multiplicavam-se as pequenas oficinas de roupas finas, as mecânicas e os estabelecimentos comerciais de atacado e varejo. Nessa época surgiram as primeiras galerias e centros comerciais, com centenas de lojas cada uma, principalmente de artigos de vestuário, muitas delas tem nos fundos, suas próprias oficinas de costura ou fábricas de malhas, gravatas e mercadorias semelhantes.A maior parte do comércio, desde o início, ficou concentrada no longo dos seis quarteirões da Rua José Paulino, que até 1916 chamava-se Rua dos Imigrantes. Mas outras vias do bairro descobriram, com o correr do tempo, que a vocação da região como um todo era virar um grande centro de negócios de roupas e tecidos. Algumas ruas, como a dos Aimorés, por exemplo, que atualmente abriga uma confecção ao lado da outra, já viveu de outro ramo, digamos, de comércio. Na Aimorés instalaram fábricas de camisas e pulôveres. Vieram outros, e a rua passou a abrigar de confecção como: blusas, calças, camisas, gravatas e muitas peças femininas – até se transformar em um dos principais endereços para quem quer comprar moda no atacado. Rua Itaboca também mudou. Rebatizada de Professor Cesare Lombroso, é hoje, outro corredor imprescindível para quem pretende desvendar o universo fashion do Bom Retiro.

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>