terça-feira - 16, outubro, 2018 | por: Mauro Galasso

Feedback melhora a produtividade e a autoestima das equipes

Sessão de Feedback

Por: Mauro Galasso

O conceito geral para o termo FEEDBACK consiste em trazer informação à uma pessoa sobre o desempenho, conduta, eventualidade ou ação executada por ela. Essa atitude devidamente treinada, tem por objetivo orientar, reorientar ou estimular melhoria sobre as ações futuras ou executadas anteriormente por aquele indivíduo dentro de um grupo.

Trata-se de um processo que exige experiência para conduzir uma sessão de feedback. Aquele que entrega as devolutivas para um indivíduo, tem ajuda de técnicas de condução (formação de perguntas, definição dos objetivos da sessão, documentação das ações) e dicas na preparação do ambiente (local ideal, tempo de cada sessão, iluminação).

Saber receber bem um feedback requer prática, pois é o receptor que determina o que o feedback significa e se irá levar aquilo em consideração ou não. Profissionais que solicitam feedback frequentes (principalmente aqueles considerados negativos) tendem a elevar sua própria avaliação de desempenho. Isso pois, quando você recebe o feedback você ganha; você melhora sua autoestima por saber mais sobre sua performance e entende como pode desenvolver suas habilidades. O maior erro que podemos cometer é rejeitar o feedback antes de compreendê-lo.

“Nenhum conflito pode ser resolvido sem comunicação, e isso implica não só falar, como também ouvir” (Karim Khoury)

A resistência às críticas é uma das maiores barreiras que nós Seres Humanos temos em comum. Por isso, o feedback precisa do comprometimento de ambos os lados nessa aliança, que poderá trazer melhorias contínuas aos processos de trabalho, estimular bons relacionamentos colaboradores e clientes, além de beneficiar à autoestima dos indivíduos que passam a entender o processo e aderem às propostas de mudança.

REAÇÕES ATRAVESSADAS AO RECEBER FEEDBACK:

  1. Negação
  2. Irritação ou mágoa
  3. Indiferença
  4. Reflexão

Quanto tempo cada um de nós irá demorar para atravessar cada uma das etapas dependerá a maturidade emocional e afinidade com aquele que entrega o feedback. Mas uma coisa é certa, todos iremos desenvolver todas essas etapas em cada sessão de feedback; isso está em nós.

O treinamento de líderes nesse processo de feedback é uma das maiores ferramentas de gestão do ambiente de trabalho e ativação da performance mais colaborativa e eficiente. Saber perguntar, entender como formar os eixos centrais de cada sessão e concluir ideias com fatos e registros são os objetos de treino quando falamos desse assunto.

A prática constante desta postura em equipes irá influenciar o grupo às ações alinhadas com o planejamento do negócio e otimiza a humanização dos ambientes de trabalho, pois passam a receber mais compromisso de cada colaborador, já que este, compreende melhor como sua participação é importante dentro do contexto empresarial.

Um tipo de habilidade que necessita de ajuda para ser conquista.

 

#GenteFelizEntregaResultados  #EntendeQueVende

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>