quinta-feira - 28, fevereiro, 2013 | por: Bom Retiro Na Moda

Cinquentenário da imigração coreana no Brasil

Comemoração ao cinquentenário da imigração coreana no Brasil

BANDEIRA COREIA DO SUL

A Assembléia Legislativa  do Estado de São Paulo realizará amanhã, 1º de março, às 19h, sessão solene em comemoração ao cinquentenário da imigração coreana no Brasil. Durante o evento serão homenageadas as primeiras famílias que chegaram, em fevereiro de 1963, ao Brasil.

Desde a chegada dos pioneiros ao país, os coreanos enfrentaram e superaram uma série de barreiras, sendo a principal delas o idioma, além de diferenças culturais e climáticas.

Mesmo com estas dificuldades, os coreanos conquistaram espaço em atividades econômicas importantes, como o setor de confecção. Grande parte da colônia está, hoje, no bairro do Bom Retiro. De acordo com o vice-presidente da Associação dos Coreanos no Brasil (ABC) Marcelo Choi, um terço das peças de moda feminina produzidas no Brasil é feita por uma confecção coreana. “Aproximadamente 70% da comunidade está no setor têxtil. Os coreanos também atuam em áreas ligadas aos setores industriais, de eletroeletrônicos, comércio exterior e como profissionais liberais”, explica Choi.

Dados do Consulado Geral da República da Coreia em São Paulo apontam para 50 mil pessoas com descendência coreana no país. Para o deputado Beto Trícoli (PV), autor da proposta da sessão solene, trata-se de uma comunidade forte e que contribui paa o crescimento e fortalecimento da economia e cultura do Estado de São Paulo. “Queremos valorizar e reconhecer os esforços de toda comunidade”, disse. “Quase 95% dos coreanos que vieram para o Brasil estão no Estado de São Paulo, 90% deles moram e trabalham na capital”, completa.

A cerimônia acontecerá amanhã, sexta-feira dia 1º de março, a partir das 19h, no Palácio Juscelino Kubitchek, na Assembléia Legislativa de São Paulo.

fonte: Jornal do Bom Retiro/ Jader Filho – jornalista

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>