quinta-feira - 15, outubro, 2015 | por: Bom Retiro Na Moda

Casa do Povo | Monumento Vivo

unnamedVocê conhece a Casa do Povo?

Talvez já ouviu falar do teatro TAIB, que foi um dos principais palcos da cidade de São Paulo nos anos 60 e 70 e que funcionava no subsolo da Casa do Povo; ou da Escola Scholem Aleichem, que cresceu nos andares do prédio e que contribuiu para o desenvolvimento de um pensamento de vanguarda pedagógica no Brasil; ou mesmo do ICIB, o instituto cultural que está na origem da construção da instituição.

Se não conhece, é possível saber mais sobre a instituição assistindo ao filme que acaba de ser lançado:

A Casa do Povo é um monumento vivo! Foi construída nas ruínas da Segunda Guerra Mundial para dar continuidade no Brasil à cultura judaica progressista que havia sido aniquilida na Europa. No caso, este ato de dar continuidade significou criar um espaço cultural vibrante e não apenas um memorial para se lembrar do passado. Para isso, uma grande campanha foi organizada pela comunidade, em 1946, com o intuito de arrecadar fundos para a construção do prédio. Lugar das vanguardas teatrais brasileiras, de inovação educacional e de resistência à ditadura, a Casa do Povo se reinventa hoje como um espaço de reflexão política e de experimentação artística em sintonia com o pensamento contemporâneo.

Um prédio histórico como esse, com 62 anos de idade, exige reparos constantes. Perante as dificuldades em solucionar problemas estruturais, a Casa do Povo resolveu lançar uma nova campanha de financiamento coletivo. Quem não participou da campanha de 1946, não pode perder essa ocasião de fazer parte dessa bela e longa história de resistência!

A Casa do povo conta com o apoio de vocês para compartilhar com seus amigos este projeto! Toda contribuição é bem-vinda!

Para apoiar, acesse:
www.catarse.me/casadopovo
https://www.facebook.com/casadopovoxxi

fonte:
Casa do Povo
Rua Três Rios, 252

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>