sexta-feira - 4, fevereiro, 2011 | por: Bom Retiro Na Moda

Bom Retiro na Mídia

04/02/2011 – 08h30
Comércio no Bom Retiro cresce com São Paulo Fashion Week
Publicidade DE SÃO PAULO

Não foi apenas o mundo fashion que foi agitado pelo São Paulo Fashion Week nos últimos dias. As ruas do Bom Retiro, no centro da capital paulista, também ganharam movimento com a chegada de lojistas de todas as partes do país. Muitos assistiram aos desfiles no evento e depois foram atrás das tendências nas lojas da região, a custos mais competitivos.

A Câmara de Dirigentes Lojistas do Bom Retiro estima que o movimento tenha aumentado cerca de 3% entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro, quando ocorreu o SPFW. “Os negócios crescem com esses eventos de moda, até porque alguns dos fabricantes das marcas dos desfiles estão na região”, diz Nelson Tranquez Junior, diretor de eventos da associação.

Segundo ele, a Couromoda, importante feira de calçados e acessórios do Brasil e da América Latina que ocorreu entre os dias 17 e 20 de janeiro, também fez com que o movimento subisse em torno de 3%. “Ficamos sempre atentos ao calendário da moda, que acaba influenciando os negócios no Bom Retiro”, afirma.

Para atrair esse público, várias lojas de atacado da região até trocaram as vitrines pela coleção outono/inverno, apesar das altas temperaturas. “Como vendemos para o atacado, o nosso foco é nos lojistas, sendo que muitos deles visitam os eventos de moda. Se nas passarelas o que está sendo apresentado é a coleção de inverno, será isso o que vamos vender”, afirma a supervisora de caixa da Cheroy, Ana Lúcia Pereira, que viu o movimento crescer 5% nos últimos dias.

A gerente da Morina, Alessandra Oliveira, conta que os lojistas da região precisam acompanhar de perto o que é apresentado no SPFW. “Também vamos aos desfiles para ver o que os varejistas vão querer”, afirma. Segundo ela, na coleção deste ano os destaques são as meias 3/4, os detalhes em couro, o tricô e o xadrez.

O empreendedor Alessandro Miguel Santos, dono de uma loja multimarcas em Divinópolis (MG), veio a São Paulo para acompanhar desfiles, entre eles o do estilista Alexandre Herchcovitch. Depois de se atualizar sobre as tendências, foi às compras no Bom Retiro. “É impressionante como as lojas da região estão antenadas. Muito do que vi no Fashion Rio [em janeiro] já estava nas lojas”, conta ele, que frequenta os eventos da moda desde 2007.

Santos afirma que nestes cinco anos conseguiu aumentar as vendas em 80%. “Grande parte desse crescimento ocorreu porque a minha loja está sempre atualizada. Desde que comecei a acompanhar os eventos de perto, o faturamento subiu.”

Matéria da Folha de S.Paulo

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