segunda-feira - 11, novembro, 2013 | por: Bom Retiro Na Moda

A Jaqueta Chanel

ch1

Sessenta anos depois de sua criação, a jaqueta Chanel continua um ícone fashion. Mas, por quê?
A verdade é que a contribuição de Chanel para a moda vai muito além de roupas. Desde sempre, Coco dialogou fortemente com o universo da emancipação da mulher. Foi pioneira numa releitura da moda feminina utilizando-se de inspiração na figura masculina; figura com a qual sempre teve uma ligação muito próxima e muito intensa em seu trabalho.
Chanel propôs um novo estilo para as mulheres: uma elegância descontraída, mais prática e funcional, vislumbrando uma nova realidade social onde a mulher deixa de ser dependente financeiramente do pai ou marido e abraça um papel também no mercado de trabalho.

ch2

Mais especificamente, a criação da jaqueta Chanel em tweed, nos idos dos anos 50 desafiou a moda muito ornamentada – e pouco confortável, da época. A jaqueta Chanel é uma peça masculina que virou tipicamente feminina.
Karl Lagerfeld assumiu o comando da maison Chanel em 1983 e, em suas mãos, a jaqueta acompanhou a evolução da moda e ganhou ares mais modernos.
“A jaqueta Chanel tornou-se um símbolo absoluto de uma elegância feminina descontraída, atemporal, e, portanto, de qualquer época.” – Karl Lagerfeld.

ch3

“The Little Black Jacket” ou “A Jaquetinha Preta” é o nome da exposição itinerante da Chanel que passa pelo Brasil. A exposição é um projeto Karl Lagerfeld com a ajuda de Carine Roitfeld, ex-editora da Vogue francesa. O estilista fotografou suas musas Chanels e amigos descolados vestindo a jaqueta de maneiras próprias e únicas. Há muita gente famosa: de Sarah Jessica Parker à modelo britânica Alice Dellal com seu estilo inspirado no punk.

ch4
Atriz Tilda Swinton, sempre elegante.

ch5

Sofia Coppola, maravilhosa em seu estilo simples e chic.

ch6

Uma das fotos que mais gostei. Sem maquiagem, sem grandes penteados e totalmente bela.

ch7
Yoko Ono e sua “dança”. Amei!

As criações de Chanel comprovam a máxima de que “a moda passa, mas o estilo permanece”. Vale a pena conferir a exposição que foi montada na Oca do Parque do Ibirapuera. É gratuita e fica em cartaz até 01 de dezembro, todos os dias, das 10 às 19h.
Bjs e uma ótima semana!

ch8

(Imagens: site oficial da Chanel e site do Parque do Ibirapuera)

Banner SenhoraSenhorita1

Dea Scannapieco, 41 anos, consultora de estilo pessoal, blogueira nas horas vagas,
curiosa em tempo integral, meio cá, meio lá… uma jovem senhora.

Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>